quinta-feira, 9 de julho de 2009

A descida da morte

Lanchinho no desfiladeiro, com uma homenagem postuma ao lado...
Vai Cabeleira, inicio da estradinha...
A galera ja tava alucinada!!!
Chill, nosso guia fuderoso!!!

A turminha
Comemoracao
CARARRO!!!
Adivinha o que estava pendurado ai...

Outra dia comentamos sobre a estrada da morte no post sobre o caminho de Sta Cruz a Sucre. Bem, nao estavamos certos, o que eles conhecem de estrada da morte aqui é em outro lugar. Essa estrada fica em uma vale cercado de montanhas que liga LaPaz a uma pequena cidade chamada Coroico, mas segue ainda, só nao sei pra onde.






O Downhill é um passeio de aventura vendido pra turistas aqui, pegar essa estrada da "morte" de bike. Tudo comeca ainda em LaPaz, um pequeno desayuno pela propria agencia, a nossa foi a X-treme Downhill, especializada nisso, equipo incluso (bike, luvas, cutuveleiras, joelheiras, capacete de motocross, calca e colete), isso por Bs350,00 = USD50,00. Guia, mecanico e motorista da van tambem.






A descida é massa, comeca no asfalto por uns 30km ou mais, depois vai pra um cascalho, ai sim é a estrada da morte. Unico meio de acesso entre as cidade supracitadas, ja em desuso por ter sido construida uma nova, mais ampla e segura, e o que fazer com a velha? Manda os turistas brincarem nela...






No cascalho a estrada é bem estreita, coisa de 2m, do lado direito um paredao enorme e do lado esquerdo um desfiladeiro maior ainda. Muita neblina no inicio e um frio desgracado, é bom ir agasalhado. No caminho várias cruzes e homenagens as pessoas que ali cairam e se foram, inclusive outros turistas que tb estavam nessa de bike. Paramos muito para fotos e explicacoes do nosso guia Chui, apelido dele. E por falar nisso, mais um defensor de Evo, constatacao do que imaginamos, o povo mesmo gosta, acredita nele e defende a politica para os pobres.






Depois de umas 2 horas de descida paramos para um lanchinho tranquilo, é aqui que se tira o agasalho e continua so de camiseta. O melhor pao com ovo que ja comi, salvo o da minha avó Odete, claro! Uma coquinha, banana verde e chocolate. Daqui em diante a coisa fica mais aventureira e menos turistica. Para-se menos, corre-se mais. Impossível nao dividir o grupo: mais rapidos e mais lentos. Mas a frente a coisa se torna oficial, quem quiser ir mais rápido segue o Chil, quem nao, segue o Victor (nosso mecanico, hehehe).




Descemos por mais de 30min, Chil, eu e Gil (mineiro que estava no grupo) até que nao conseguimos mais ver o Gil, paramos e Chil conseguiu falar com o grupo que estava mais atras pelo rádio, Gil tinha caído e o grupo mais lento ja o tinha alcancado. Fiquei pilhado (como dizem os mineiros), só consegui me tranquilizar quando me disse que ele estava bem, so a bike tinha caído (pra quem ainda nao se tocou, é cair no desfiladeiro viu?!) Subimos ate o ponto da queda, onde ja se encontravam todos do grupo. Helinho fez um filme sobre. Chil muito atencioso foi logo conversar com o mineiro pra cuidar dele, mertiolate, alcool, água, tudo pra tranquilizar a galera, mas foi ali onde muitos se tocaram do real perigo da coisa. Aquelas cruzes no caminham nao estavam ali para enfeitar nao...




Dai em diante a coisa foi bem mais calma, acredito que nosso guia ficou mais preocupado. Mais 1h30 e chegamos a base da montanha, tomamos umas gelas com a rapaziada: nós quatro, como sempre, os mineiros Gil, Pedro Russo e Cabeleira e ainda o Frances Julian.




Nosso grito de guerra: CARARRO!!! engracada a historia, deixo para outro contar.




Abracos e beijos




Como diz meu amigo Titi: Pra cima deles Huayna!!!

6 comentários:

  1. Manda os turistas brincarem nela... ²

    Cuidado por onde voces estao indo.....voltem inteiros, peramordeus!!!

    Mas aproveitem cada segundo!!!

    Pra cima deles Huayna!!!²

    bjusssss

    ResponderExcluir
  2. :O

    "Santo anjo do senhor, meu zeloso guardador...Guarde agora esses 4 sem juízo"

    Amo demais amor!!!

    Volta logo!

    Saudades...

    ResponderExcluir
  3. Eita's caba macho!
    Juízo aí minino!
    Saudades meus amigos!
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. AH...DÁDIVA CORAGEM,
    APROVEITEM MENINOS.....
    BEIJOS!

    ResponderExcluir
  5. Nossa! Quanta novidade! Quase fiquei sem fôlego! Mas estou aliviada por saber q vcs sobreviveram inteiros a estrada da morte. Tou aliviada tbm por saber q mamãe não sabe usar a internet, senão acho q ela teria um piripaque ao ler essa aventura. Mas pelo amor de Deus meninos, se cuidem, ok? Não esqueçam q vcs fazem muita falta por aqui. bjs

    ResponderExcluir

Comenta aí que vai ser massa!