Outra dia comentamos sobre a estrada da morte no post sobre o caminho de Sta Cruz a Sucre. Bem, nao estavamos certos, o que eles conhecem de estrada da morte aqui é em outro lugar. Essa estrada fica em uma vale cercado de montanhas que liga LaPaz a uma pequena cidade chamada Coroico, mas segue ainda, só nao sei pra onde.
O Downhill é um passeio de aventura vendido pra turistas aqui, pegar essa estrada da "morte" de bike. Tudo comeca ainda em LaPaz, um pequeno desayuno pela propria agencia, a nossa foi a X-treme Downhill, especializada nisso, equipo incluso (bike, luvas, cutuveleiras, joelheiras, capacete de motocross, calca e colete), isso por Bs350,00 = USD50,00. Guia, mecanico e motorista da van tambem.
A descida é massa, comeca no asfalto por uns 30km ou mais, depois vai pra um cascalho, ai sim é a estrada da morte. Unico meio de acesso entre as cidade supracitadas, ja em desuso por ter sido construida uma nova, mais ampla e segura, e o que fazer com a velha? Manda os turistas brincarem nela...
No cascalho a estrada é bem estreita, coisa de 2m, do lado direito um paredao enorme e do lado esquerdo um desfiladeiro maior ainda. Muita neblina no inicio e um frio desgracado, é bom ir agasalhado. No caminho várias cruzes e homenagens as pessoas que ali cairam e se foram, inclusive outros turistas que tb estavam nessa de bike. Paramos muito para fotos e explicacoes do nosso guia Chui, apelido dele. E por falar nisso, mais um defensor de Evo, constatacao do que imaginamos, o povo mesmo gosta, acredita nele e defende a politica para os pobres.
Depois de umas 2 horas de descida paramos para um lanchinho tranquilo, é aqui que se tira o agasalho e continua so de camiseta. O melhor pao com ovo que ja comi, salvo o da minha avó Odete, claro! Uma coquinha, banana verde e chocolate. Daqui em diante a coisa fica mais aventureira e menos turistica. Para-se menos, corre-se mais. Impossível nao dividir o grupo: mais rapidos e mais lentos. Mas a frente a coisa se torna oficial, quem quiser ir mais rápido segue o Chil, quem nao, segue o Victor (nosso mecanico, hehehe).
Descemos por mais de 30min, Chil, eu e Gil (mineiro que estava no grupo) até que nao conseguimos mais ver o Gil, paramos e Chil conseguiu falar com o grupo que estava mais atras pelo rádio, Gil tinha caído e o grupo mais lento ja o tinha alcancado. Fiquei pilhado (como dizem os mineiros), só consegui me tranquilizar quando me disse que ele estava bem, so a bike tinha caído (pra quem ainda nao se tocou, é cair no desfiladeiro viu?!) Subimos ate o ponto da queda, onde ja se encontravam todos do grupo. Helinho fez um filme sobre. Chil muito atencioso foi logo conversar com o mineiro pra cuidar dele, mertiolate, alcool, água, tudo pra tranquilizar a galera, mas foi ali onde muitos se tocaram do real perigo da coisa. Aquelas cruzes no caminham nao estavam ali para enfeitar nao...
Dai em diante a coisa foi bem mais calma, acredito que nosso guia ficou mais preocupado. Mais 1h30 e chegamos a base da montanha, tomamos umas gelas com a rapaziada: nós quatro, como sempre, os mineiros Gil, Pedro Russo e Cabeleira e ainda o Frances Julian.
Nosso grito de guerra: CARARRO!!! engracada a historia, deixo para outro contar.
Abracos e beijos
Como diz meu amigo Titi: Pra cima deles Huayna!!!
Manda os turistas brincarem nela... ²
ResponderExcluirCuidado por onde voces estao indo.....voltem inteiros, peramordeus!!!
Mas aproveitem cada segundo!!!
Pra cima deles Huayna!!!²
bjusssss
:O
ResponderExcluir"Santo anjo do senhor, meu zeloso guardador...Guarde agora esses 4 sem juízo"
Amo demais amor!!!
Volta logo!
Saudades...
Eita's caba macho!
ResponderExcluirJuízo aí minino!
Saudades meus amigos!
Abraços
Affffffff
ResponderExcluirMe mata de preocupação!
:P
AH...DÁDIVA CORAGEM,
ResponderExcluirAPROVEITEM MENINOS.....
BEIJOS!
Nossa! Quanta novidade! Quase fiquei sem fôlego! Mas estou aliviada por saber q vcs sobreviveram inteiros a estrada da morte. Tou aliviada tbm por saber q mamãe não sabe usar a internet, senão acho q ela teria um piripaque ao ler essa aventura. Mas pelo amor de Deus meninos, se cuidem, ok? Não esqueçam q vcs fazem muita falta por aqui. bjs
ResponderExcluir